Procedimentos

Angioplastia Percutânea

A angioplastia percutânea é um procedimento bastante comum atualmente, é utilizado para o tratamento das obstruções vasculares (tanto de artérias, como de veias), podendo ser realizado com grande variabilidade técnica a depender da complexidade de cada caso e do grande arsenal de materiais hoje disponível.

Na presença de uma obstrução vascular o fluxo sanguíneo enfrenta dificuldade em circular normalmente na região atingida, podendo surgir uma enorme variedade de sintomas a depender do grau e do território vascular comprometido, uma vez que pode ocorrer em qualquer parte do corpo (braços, pernas, cabeça, pescoço, fígado, rins, baço, intestino, etc).

O objetivo do tratamento consiste em restituir o fluxo vascular normal, e assim a reverter os sintomas decorrentes do hipofluxo; pode ser realizada apenas com o uso de balões ou se necessário com implante de stents.
No campo de atuação da Radiologia Intervencionista realizam-se principalmente as angioplastias dos ramos vasculares viscerais, ou seja, fígado, rins, baço, intestino.

endo8
Tomografia demonstra estenose na artéria renal direita.
endo9
Arteriografia antes e após angioplastia da artéria renal direita, com uso de stent.